blog

O que esta pandemia está querendo te ensinar?

Sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência. São essas as seis virtudes descritas pela psicologia positiva

Talvez você já tenha lido em algum momento as lições que essa pandemia nos traz. Mas quero mostrar para você, a luz da psicologia positiva, quais virtudes você está sendo convidada, convidado, a desenvolver.

Primeiramente, uma afirmação: as virtudes nascem nas grandes adversidades. Não será mais virtuosa aquela pessoa que nunca enfrentou situação difícil, não será mais virtuosa aquela pessoa que jamais pecou ou errou. Ao contrário: é a partir e através do pecado e da adversidade que nascem as nossas virtudes. Resiliência, protagonismo, disponibilidade e tomada de consciência serão, inegavelmente, necessárias para isso. Quero te mostrar que sua reação a pandemia e a quarentena, a forma como está enfrentando, ou não, o atual cenário, falam exatamente sobre o que você precisa aprender.

As virtudes da psicologia positiva

Sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência. São essas as seis virtudes descritas pela psicologia positiva. Fruto de um longo estudo de Peterson e Seligman, essas virtudes são encontradas, semelhantemente, nos seres humanos, em todas as religiões, culturas, nações e sistemas de crenças. São características valorizadas pelos filósofos de todos os tempos. O propósito maior de cada um de nós, seres humanos, deveria ser alcançar uma vida mais virtuosa.

Portanto eis, aqui e agora – caso você esteja disposta, disposto – uma oportunidade para isso: olhar para você e deixar florescer suas Virtudes! Vamos lá…

Sabedoria

Ajuda a entender melhor a situação do ponto de vista racional, usando seu raciocínio e recursos cognitivos. Virtude importante para suas tomadas de decisões. Exemplos de falas e pensamentos de quem precisa desenvolver a virtude da sabedoria: “E agora? Como será meu trabalho? E se eu perder clientes? E se perder o emprego? Mas, e se eu me contaminar? Impossível decidir qualquer coisa agora”. Dica: separe, principalmente, o que são informações reais e consistentes daquelas que são pura especulação ou fake news.

Coragem

Enfrentamento da situação com garra e determinação, agora e enquanto durar a crise. Virtude importante para manter-se ativo. Exemplos de falas e pensamentos de quem precisa desenvolver a virtude da coragem: “Eu não tenho o que fazer. Eu não dou conta. Trabalhar em home office não é pra mim. Vou ter que parar tudo o que eu faço. Não vejo saída para essa crise”. Dica: primordialmente, estabeleça uma rotina diária e inclua nessa rotina atividades que te façam sentir produtivo. Você também pode pedir auxílio para desenhar um plano de ação para seu negócio ou sua vida profissional, considerando diferentes cenários, prevendo os obstáculos que poderá encontrar, definindo as ações necessárias para ultrapassá-los.

Humanidade

Olhar para o próximo. Ser alguém, sobretudo, ajudador, fazer algo simples e óbvio para beneficiar o outro. Exemplos de falas e pensamentos de quem precisa desenvolver a virtude da humanidade: “Vou estocar comida. Vou garantir meu álcool gel. Cada um com seus problemas. Pelo menos eu e minha família não vamos nos contaminar. ” Dica: procure conhecer na sua região pessoas que está produzindo máscaras, por exemplo, adquira e distribua para quem precisa. Busque conhecer e participar das ações sociais que estão sendo mobilizadas para auxiliar as famílias que vivem da renda de trabalhos informais.

Justiça

Aqui há com a finalidade de espírito ao pensar no coletivo. Cidadania. Interesse da comunidade acima dos seus. Agir de forma equânime. Exemplos de falas e pensamentos de quem precisa desenvolver a virtude da justiça: “Vou ficar em casa porque eu não posso ficar doente, não por causa dos outros. O governo que dê conta da saúde e da assistência social. Cada um com seus problemas. Não estou afim de ficar falando com as pessoas. Ninguém nunca me ajudou”. Dica: olhe ao seu redor e ofereça o que a pessoa pareça estar precisando: uma palavra de conforto; uma refeição entregue em casa; uma orientação com o uso da tecnologia… Entenda também que o isolamento não é sobre mim ou você, é sobre a necessidade de não colapsarmos o sistema de saúde de nossos Municípios e Estados.

Temperança

Decerto, manter a calma, o equilíbrio, a aceitação, ter humildade para recomeçar e reaprender é essencial. Exemplos de falas e pensamentos de quem precisa desenvolver a virtude da temperança: “Eu estou com medo. Estou em pânico. Se tiver que fazer de outro jeito prefiro nem fazer. Eu não entendo o porquê dessa situação. Como ficar tranquila sem saber o que vai ser do futuro. O que eu vou fazer da minha vida? Dica: calma, paciência e ponderação. O futuro sempre foi incerto, sempre houveram variáveis controláveis e não controláveis a respeito do que nos cerca. Aprenda a lidar com a tecnologia. Diga para seus clientes “Eu também tenho medo, mas também sei que vai passar”. Entenda que você não precisa ter todas as respostas. Respire, lenta e profundamente. O oxigênio é o combustível que faz nossa “máquina” funcionar bem sem travar.

Transcendência 

Esta virtude retrata forças emocionais que estabelecem conexão com algo que tenha um significado maior que você. O significado pode ser outras pessoas, o futuro, o divino ou o universo. Manter a conexão com seu propósito de vida, com seu ‘para quê’ de acordar diário. Exemplos de falas e pensamentos de quem precisa desenvolver a virtude da transcendência: “Não há lado positivo nessa história. É o fim do mundo. É o apocalipse. Não sei mais o que esperar do futuro. Não tenho porque levantar da cama. Se continuar assim prefiro mesmo que o pior aconteça logo”.

Dica: pense, apesar de toda essa situação o que tem dado certo para você, para seus filhos, para seus pais, na sua casa, no seu emprego? Faça o Caderno da Gratidão: ao final de cada dia, antes de dormir, anote 3 motivos pelos quais você pode ser grato naquele dia. Pense, principalmente, no simples e no óbvio, como a sua roupa para vestir, seu prato de comida, seu filho que aprendeu a andar, as contas que pôde pagar, etc.

E aí, qual sua maior tendência de comportamento a partir dos exemplos acima? Qual então é a virtude que está tendo a chance de desenvolver? Tome essa consciência e então aproveite essa oportunidade! Floresça sim, aqui e agora, suas forças e virtudes. Conte comigo se precisar!

Um beijo fraterno.

 

Fonte: https://vidasimples.co/colunistas/o-que-esta-pandemia-esta-querendo-te-ensinar/