blog

ALUGAR UM IMÓVEL MOBILIADO VALE A PENA?

É preciso avaliar em um imóvel, entre outros pontos, a localização, as taxas e a estrutura. Quando o assunto é a locação, a estrutura da casa ou apartamento também agrega os itens que vão ser deixados no local para o novo morador usufruir. Eventualmente, a oferta para alugar um imóvel mobiliado aparece, mas será que compensa manter esses objetos na locação?

O que é essencial

A maioria dos imóveis para aluguel possui planejados, como é o caso de armários no banheiro (gabinete) e na cozinha. Contudo, esses são móveis básicos e que são colocados no imóvel para acelerar o processo de locação. Você vai encontrar vários desses objetos durante as suas pesquisas.

Em resumo, quando você ler em algum anúncio que o imóvel é mobiliado, procure saber os detalhes de cada item. Certamente um apartamento mobiliado com sofá, guarda-roupa e mesa é diferente de um mobiliado só com gabinete nos banheiros.

Estado de conservação

Outra preocupação ao alugar um imóvel mobiliado é referente ao estado de conservação dos objetos deixados pelo proprietário. Assim, o ideal é fazer uma visita ao imóvel para conhecer pessoalmente cada item.

Já imaginou alugar um apartamento com as portas do armário caindo aos pedaços e depois ainda ter que pagar por elas? Se prefere alugar um imóvel mobiliado achando que está economizando e, no fim das contas, só tem dor de cabeça.

Desse modo, é imprescindível que você feche contrato mediante uma vistoria na casa ou apartamento. Conforme o registro da vistoria, ela indica como os móveis foram entregues ao inquilino. Assim, ao final da locação, o documento pode ser comparado com o estado atual a fim de evitar prejuízos para locador e locatário.

Economia 

Atenção especial sobre o custo desses objetos e o retorno financeiro do aluguel. Aliás, essa preocupação vale tanto para o dono do imóvel quanto para o inquilino.

E agora chegou a sua vez, inquilino. Tenha ciência dos gastos que a mudança vai te trazer tanto à curto prazo (leve em consideração os móveis que você já tem e quais objetos você precisa comprar com mais urgência) e a longo prazo (compare preços de imóveis com e sem mobília e veja o quão mais caro está e se esse valor poderia ou não ser melhor direcionado em um móvel novo e só seu).

Portanto, lembre-se que, além do aluguel, você tem outras taxas para pagar, como condomínio e IPTU. 

Alugar um imóvel mobiliado ou não?

Dessa forma, ficou claro que a decisão depende do momento de vida de cada inquilino e das contas feitas pelo proprietário.

Muitas coisas podem acontecer para o inquilino escolher alugar um imóvel mobiliado: ele ser natural de outra cidade e ter prazo definido para se mudar novamente, não ter condições financeiras para arcar com os móveis, separação do casal em que os bens foram divididos, ser estudante vindo de outra cidade e por aí vai.

Falando em estudante, para complementar as suas pesquisas, confira algumas sugestões sobre como definir a localização ideal do apartamento que você vai alugar.

 

FONTE: https://souzagomes.blog/alugar-um-imovel-mobiliado-ou-nao/